Contabilidade e COMEX: Qual é a relação entre os setores?

Business People Working On Data Project - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Contabilidade e COMEX (são duas áreas relacionadas. A contabilidade desempenha um papel extremamente importante no comércio exterior, fornecendo as informações e análises financeiras necessárias para a tomada de decisões. Este artigo discute a relação entre contabilidade e comércio exterior, a importância da contabilidade e os desafios contábeis que surgem ao exportar.

Então nos acompanhe até o fim da leitura!

Saco De Aniagem De Dinheiro Economia Global E Calculadora 3 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

A contabilidade é essencial no comércio exterior (COMEX), pois fornece as informações e análises financeiras necessárias para a tomada de decisões. Informações financeiras, como receitas, despesas e lucros, são essenciais para avaliar o desempenho dos negócios.

A contabilidade ajuda a medir o desempenho financeiro, a lucratividade das transações de comércio exterior, e também, ajuda a cumprir os regulamentos e padrões financeiros internacionais.

Por exemplo, as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS), que fornecem uma estrutura para relatórios financeiros usados ​​por empresas que operam em todo o mundo.

Normas e padrões internacionais

Em 28 de dezembro de 2007, foi promulgada a Lei 11.638 para implementar as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). O objetivo do IFRS é minimizar a variedade de critérios e métodos empregados para quantificar cada transação contábil, bem como tornar as demonstrações e relatórios financeiros mais compreensíveis e diretos, principalmente quando transmitidos para diferentes filiais de uma mesma empresa situadas em diferentes países. Além disso, simplifica a negociação de valores mobiliários nas bolsas de valores globais.

A discussão sobre o significado dos padrões internacionais e suas vantagens é crucial. Um dos motivos mais notáveis ​​é que o Brasil recebe uma quantidade substancial de investimentos estrangeiros. Os investidores que desejam investir em uma empresa brasileira devem primeiro revisar seus relatórios contábeis para determinar sua situação financeira.

A criação de padrões internacionais visava facilitar o processo de aquisição de informações, principalmente no contexto de investimentos estrangeiros.

Qual é o papel da contabilidade no COMEX?

A contabilidade desempenha um papel importante no registro e no relatório de transações. O comércio exterior afeta as demonstrações financeiras de uma empresa e a contabilidade fornece informações sobre como essas transações afetam a posição financeira de uma empresa. Por exemplo, as empresas envolvidas na COMEX podem precisar considerar as flutuações da taxa de câmbio, custos de remessa e níveis de estoque.

Ajuda a identificar riscos e oportunidades e dá suporte ao planejamento estratégico e à tomada de decisões. Por exemplo, as empresas podem usar informações contábeis para determinar a lucratividade das transações, identificar áreas para economia de custos e desenvolver estratégias de gerenciamento de risco.

Os desafios encontrado pela contabilidade

A contabilidade é importante, mas há alguns desafios que a acompanham. Um dos maiores desafios é a complexidade das taxas de câmbio e valores flutuantes.

As empresas relevantes precisam considerar as flutuações da taxa de câmbio que podem ter um impacto significativo em suas demonstrações financeiras. As diferenças nos padrões e regulamentos contábeis de um país para outro também são um desafio. Por exemplo, as empresas que operam em vários países devem cumprir diferentes regras e regulamentos contábeis, o que pode ser demorado e caro. Por fim, pode ser difícil calcular com precisão o estoque, a remessa e outros custos associados às transações de comércio exterior. Esses custos podem ser altos e exigir conhecimentos contábeis mais especializados.

O crescimento do COMEX no Brasil.

Não se pode negar que o Brasil é um país importante no cenário mundial, ostentando uma balança comercial impressionante com números marcantes.  Todos os anos, nossa balança comercial registra números excelentes, principalmente no que diz respeito às exportações, com um impacto significativo.

No ano de 2022, a corrente comercial do Brasil, que engloba tanto as importações quanto as exportações, representou impressionantes 39% do Produto Interno Bruto do país.  Esse número é o mais significativo já registrado na série histórica monitorada pelo Banco Mundial e deve-se, na maioria, à forte influência da COMEX.

Os principais problemas na contabilidade do COMEX?

Embora a velocidade com a qual as negociações internacionais vêm aumentando rapidamente, os importadores e exportadores no Brasil ainda vem enfrentando diversas dificuldades no COMEX. Separamos três das dificuldades mais citadas; 

  • Burocracias

Como sabemos, o Brasil é um país extremamente burocrático. E faz pouco tempo que órgãos do governo começaram a utilizar tecnologia com foco em acelerar os procedimentos exigidos na hora de exportar, processos esses que vimos um pouco mais acima. Com isso, não é raro que exportadores tenham que apresentar os mesmos documentos a órgão diferentes, processo que poderia ser evitado com a atualização do sistema brasileiro. 

  • Tributação específica

O Brasil se destaca de outras nações em termos de seu intrincado sistema jurídico e tributário. A complexidade desse sistema cria uma margem significativa para possíveis erros, que podem levar a discrepâncias na arrecadação de tributos e resultar em multas não previstas e taxas desnecessárias.

Vários impostos costumam ser cobrados na importação, como:

II – Imposto de Importação

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

CIDE – Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico

PIS – Programa de Integração Social

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

  • A dificuldade de encontrar profissionais

Com tanta burocracia, o mercado anda com dificuldade em encontrar profissionais especializados em contabilidade no comércio do exterior. Com isso, é de extrema importância verificar a experiência do contador ou escritório de contabilidade nestes procedimentos. 

A relação entre os dois é fundamental

Podemos ver que a contabilidade e comércio exterior são dois departamentos intimamente relacionados. A contabilidade desempenha um papel vital no fornecimento de informações e análises financeiras necessárias para a tomada de decisões no COMEX. A relação entre os dois é fundamental para registrar e relatar transações, identificar riscos e oportunidades e apoiar o planejamento estratégico.

No entanto, surgem alguns desafios ao contabilizar o comércio exterior, incluindo a complexidade das taxas de câmbio, diferenças nos padrões de relatórios financeiros e contabilização de custos de estoque e transporte.

Amaral Contabilidade

Um escritório com profissionais altamente qualificados em todos os nichos da contabilidade. Onde atuamos, superando as expectativas dos clientes, trazendo inovação e atendimento personalizado, buscando sempre agilidade e qualidade na prestação de nossos serviços. 

Se sua empresa precisa de um escritório personalizado, entre em contato hoje mesmo com um de nossos contadores para um atendimento personalizado. Clique no botão abaixo!

Whatsapp Amaral Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Importadora Quais Sao As Vantagens De Ter Uma Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Importadora: Quais são as vantagens de ter uma contabilidade?

Administrar uma importadora envolve muitas responsabilidades e desafios. Entre eles, a gestão financeira é uma das mais importantes.  Ter uma contabilidade bem estruturada pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.  Muitas vezes, empresários se perguntam se

Guia 2024 Para Imposto De Renda Para Clinicas Medicas - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Guia 2024 para Imposto de Renda para clínicas médicas

Se você administra uma clínica médica, sabe como é importante estar em dia com as obrigações fiscais.  O Imposto de Renda pode ser um pouco complexo, mas com as informações certas, você pode simplificar o processo e evitar problemas futuros.

Gestao Financeira Para Medicos 5 Dicas Para Financas - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Gestão financeira para médicos: 5 dicas para finanças

Gerenciar as finanças é um aspecto fundamental para qualquer profissional, incluindo médicos que, além de cuidar da saúde dos pacientes, precisam manter a saúde financeira de seus consultórios ou clínicas.  Saber como administrar o dinheiro de forma eficiente não só

Seguranca Financeira Para Mei Saiba Como Construir Sua Reserva - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Segurança financeira para MEI: saiba como construir sua reserva

Entender como construir uma reserva de emergência pode ser a diferença entre manter a estabilidade do seu negócio nos momentos de incerteza ou enfrentar dificuldades financeiras.  Com a implementação dessas estratégias que falaremos a seguir, o MEI pode fortalecer sua

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A malha fina é um termo frequentemente associado à declaração…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade